o fim do PHOTO-FILM

(por assim dizer).

Esta semana, resolvi finalmente acabar com o photo-film.

Deram-me um empurrãozinho...

Os pilares de existência/fundação do photo-film eram as seguintes desde o início:
- Partilhar filme barato com uma comunidade;
- Tentar "prolongar" o tempo de vida do analógico;
- Fomentar entre uma camada jovem, a apetência pelo belo e imprevisível.

O photo-film acaba antes do analógico e a situação encontrou guardiões bem mais armados do que eu:

- O ebay continua a existir, e existem já alguns laboratórios/lojas, que não têm pejo em ceder o seu stock, a níveis um pouco mais baratos;
- A LSI, conseguiu (finalmente) fazer marca branca, de todos os tipos de filmes, garantindo a sua perpetuação;
- O Fórum-lomográfico, aparenta estar vivo e de boa saúde, com moderadores bem mais activos e serenos que os iniciais.

Saldamos neste momento 260 encomendas, desde 14.03.2008, logo dois anos e qualquer coisa.

Não é muito (aliàs é pouco), mas dá trabalho, e envolve o consumo dos meus próprios recursos financeiros, de espaço na cave, de tempo para responder a todos os mails e indagações, de ir aos correios depositar as encomendas, etc.

Fi-lo com prazer, até as coisas começarem a correr menos bem, chegando ao cúmulo de na semana passada, haver quem desconfiasse da minha honestidade, e dos motivos porque partilho filme. Argumentação errada e completamente despropositada. Pois aqui está a resposta. Corta-se o mal pela raiz. Era uma ideia que já me passava pela cabeça, devido ao parágrafo anterior, há algum tempo, esta semana veio o "click".
Não me lamento mais. O desabafo é suficiente.

Sobram 344 rolos no valor de 1071,00€ (é o quanto está investido neste momento sem retorno), o que até nem é mau, pois os valores chegaram a atingir quando a listagem estava bem cheia, mais de o triplo deste valor.

Irei responder aos mails (e proceder às encomendas), até este valores descerem a 0, ou até as pessoas deixarem de encomendar.
Não irei proceder a saldos nem promoções, uma vez que isso implicaria, perder ainda mais dinheiro, pois o ponto de partida, foi que o preço inicial dos rolos, não implicava lucro.
A única coisa em que vos posso ajudar é dizer aquilo que aprendi ao longo destes anos na compra de filme no estrangeiro. Publicarei outro post no blog, sobre esta temática de seguida.

Para todos vocês que amam a fotografia analógica e que contavam com o photo-film, para vos auxiliar, o meu mais sincero pedido de desculpas.

A todos a quem a coisa correu menos bem, por atrasos, questões processuais, dificuldades de transferência, dificuldades de comunicação, ou outros erros que nos são imputáveis, também as minhas desculpas, tentei colmatar.


Obrigado a todos sem excepção,


Tiago

1 comentário:

Unknown disse...

:(

http://ulooklikeabunny.blogspot.com/2010/08/this-is-end.html